A ação de um civil rompe a história de tranquilidade do país
A Noruega ainda chora a perda das 76 pessoas que morreram vítimas dos ataques, na sexta-feira (22/7), que supostamente foram cometidos pelo civil Anders Behring Breivik, 32 anos. O suposto atirador, cuja visão política é de extrema direita, está sendo investigado quanto à responsabilidade pela explosão do carro-bomba, no centro de Oslo, capital da Noruega, que matou oito pessoas, pouco antes do tiroteio na ilha de Utoeya, onde ele atirou contra jovens reunidos num encontro da juventude do Partido Trabalhista, e tirou a vida de 68 pessoas.
O tribunal de Oslo decretou a prisão preventiva de Breivik por oito semanas para que sejam investigados os motivos dos ataques e se houve a participação de mais pessoas. Breivik assumiu os atentados e disse ter recebido a ajuda de mais “duas células”. Segundo informações, a personalidade do atirador é conturbada e repleta de enganos. Segundo Breivik, o motivo dos atentados era salvar a Europa Ocidental da invasão muçulmana e também do marxismo, com o forte sinal enviado as pessoas (os atentados). A polícia encontrou alguns materiais na internet, de autoria do atirador, que revelam sua intolerância religiosa e política, bem como sua agressividade e desequilíbrio psicológico.
País de paz
Mesmo com o ocorrido, a Noruega é um país conhecido por ser politicamente correto e um lugar de paz. Durante a Primeira Guerra Mundial se manteve neutra e somente depois de uma invasão nazista, ao final da Segunda Guerra Mundial, a nação se filiou à Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan). De maioria cristã (91,3%) o país tem grande contribuição com a evangelização do mundo.
Acredita-se que a Noruega ainda seja uma das nações que mais envia missionários para os países. Há uma estimativa de mais de 2.600 casas de oração envolvidas em missões, e 14.000 grupos de apoio missionário no país. As chamadas Igrejas Livres (sem ligação com o Estado) são minoria significativa, com membros compromissados com a congregação e com missões. Segundo estimativas da Missão Portas Abertas, cerca de 90% dos noruegueses são membros da Igreja Luterana (oficial do Estado) e 30% afirmam ter um relacionamento pessoal com Cristo, porém, somente de 5 a 10% dos membros são ativos e participantes regulares da vida da congregação.
Para que a paz reine novamente nesses últimos dias, ore:
• Pelas famílias que perderam seus entes queridos vítimas da explosão do carro-bomba;
• Pelos parentes dos jovens vítimas dos tiros disparados na ilha de Utoeya;
• Clame ao Senhor que tenha misericórdia da vida do civil Anders Behring Breivik e salve sua vida;
• Ore por avivamento das igrejas em todo o país, para que o compromisso dos noruegueses com suas congregações aumente e o amor por missões nunca se esfrie;
• Abençoe a nação e profetize temor, sabedoria, intimidade com Deus e fortalecimento da fé.
Fonte: Lagoinha
Permita-me sugerir uma correção, missionária. 79% da população diz-se cristã, mas, de acordo com o senso de 2010, apenas 2% de fato frequenta alguma igreja. Recentemente o governo anunciou uma queda ainda maior nesta frequência, enquanto o número de ateus e a qualidade de vida crescem lado a lado e rapidamente. Na realidade, a cada dia a Noruega está mais próxima de desvencilhar-se da epidemia de cristo, portanto rogo-lhe encarecidamente, missionária, que não torne a espalhar sua histeria por aquela terra tão maravilhosa.
ResponderExcluirGrato.